10 cuidados com pets nas festas de final de ano – o último é o principal

Conheça os cuidados com pets nas festas de final de ano!

Saiba como evitar acidentes e garanta um final de ano tranquilo para seu companheiro peludo!

Os cuidados com pets nas festas de final de ano são essenciais para garantir a saúde e segurança do seu animal de estimação. 

 

Isso porque, as celebrações e confraternizações dessa época são especiais, no entanto, trazem situações que, se não forem devidamente monitoradas, podem ser estressantes ou até mesmo perigosas para eles.

 

Pensando nisso, a Best Friend Pet trouxe alguns cuidados com pets nas festas de final do ano, a fim de garantir o bem-estar do seu companheiro peludo. Acompanhe o artigo e veja quais são:

1.Cuidado com os fogos de artifício

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que um dos principais motivos de estresse nos pets nas festas de final de ano é o barulho dos fogos de artifício.  Isso porque, pode causar muito estresse e ansiedade neles. 

Por isso, se seu pet tem medo de fogos, é importante tomar medidas de proteção o quanto antes. Você pode tentar acalmar o seu pet com música, brinquedos ou um ambiente tranquilo. Além disso, evite deixar o seu pet sozinho durante a queima de fogos. Uma boa alternativa é conversar com um veterinário de confiança e solicitar a recomendação de um bom calmante. 

2.Atenção à alimentação!

Entre os cuidados com pets nas festas de final de ano, também deve estar a atenção aos alimentos. Durante as festas, muitos alimentos deliciosos estão à mesa, mas alguns podem ser prejudiciais aos animais de estimação. Por isso, opte por oferecer petiscos próprios para pets e mantenha-os longe da mesa de jantar.

Lembre-se também de avisar aos convidados presentes, para que eles não ofereçam alimentos nocivos ao seu animal de estimação. 

3.Priorize decorações Pet-Friendly

Ao decorar sua casa, verifique se os enfeites são seguros para os animais de estimação. Esse está entre os principais cuidados com pets nas festas de final de ano, tendo em vista que os enfeites natalinos muitas vezes são pequenos, e ao deixá-los à vista do seu pet, ele pode engolir.

Além disso, evite também deixar os fios elétricos ao alcance deles. Opte por decorações resistentes e não tóxicas para garantir a segurança do seu pet.

4.Planeje-se para viagens

É muito comum que os animais de estimação se sintam retraídos em novos ambientes. Por isso, caso você esteja planejando alguma viagem, lembre-se de incluir os cuidados com pets nas festas de final de ano. 

Um ponto importante é consultar o hotel ou a casa onde você vai ficar para saber se aceita pets. Além disso, você também deve levar a documentação do seu pet, como carteira de vacinação. Se o seu pet estiver tomando algum medicamento específico, leve a quantidade suficiente para toda a viagem.

5.Identificação atualizada

Entre os cuidados com pets nas festas de final de ano, também deve estar a atenção especial na movimentação de visitas e idas e vindas, posto que isso leva a uma maior chance de seu pet escapar. 

O ideal é que você verifique se a identificação dele está atualizada, incluindo uma coleira com uma plaquinha contendo informações de contato. Caso ele tenha um microchip, analise também se os dados estão corretos.

6.Mantenha as brincadeiras

Ofereça brinquedos e procure separar um tempinho para realizar atividades com seu pet, para que ele possa se distrair durante as festas. Isso ajudará a evitar que ele fique entediado ou ansioso – sobretudo por haver uma maior quantidade de pessoas desconhecidas, posto que isso pode causar medo em alguns pets. 

7. Marque uma consulta antecipada com um veterinário

Os cuidados com pets nas festas de final de ano também devem incluir a realização de consultas antecipadas com um veterinário. Isso é imprescindível para garantir que seu pet esteja em perfeitas condições de saúde. Confira se as vacinas estão em dia e tire dúvidas com o veterinário em relação a possíveis preocupações específicas para esta época do ano.

8. Fique atento à plantas tóxicas

Se você gosta de decorar com plantas, procure escolher aquelas que não são tóxicas para os animais de estimação. Isso porque, plantas como a flor de Natal, azevinho e visco podem ser perigosas se ingeridas. 

Por isso, tente escolher plantas seguras ou posicione as plantas decorativas fora do alcance dos pets. Caso você vá para um ambiente desconhecido com seu pet, procure verificar esses detalhes com antecedência, para garantir que seu “aumigo” mantenha-se saudável!

9. Evite roupinhas desconfortáveis 

As festas de final de ano são uma oportunidade perfeita para vestir nossos companheiros à caráter, não é verdade? As roupinhas temáticas são irresistíveis e  vamos combinar que elas adicionam uma dose extra de fofura para os pets.

 

Porém, este também deve estar entre os cuidados com pets nas festas de final de ano, para garantir que nossos amigos peludos estejam não apenas estilosos, mas também confortáveis e seguros.

 

Por isso, ao escolher roupas para seus pets, priorize materiais confortáveis, com tecidos leves e suaves que não irritem a pele sensível deles. Isso é especialmente importante durante as festas, quando as temperaturas podem variar, pois garante que seus pets permaneçam confortáveis.

 

Uma boa dica é evitar roupas com detalhes que possam representar perigos, como botões pequenos, lantejoulas ou qualquer enfeite que seu pet possa mastigar ou engolir. E se ele demonstrar desconforto, já sabe: considere tirá-las o quanto antes! 

 

10. Cuide com muito amor e carinho

O mais importante – e que não pode faltar em nenhuma época do ano – é demonstrar amor e carinho ao seu pet. Inclua o seu pet nas festividades! Você também pode presenteá-los com brinquedos ou petiscos saudáveis. Isso não apenas os diverte, mas também os faz sentir amados e incluídos.

As festas de final de ano são uma ótima oportunidade para passar mais tempo com o seu pet e criar memórias inesquecíveis.

Coloque em prática os cuidados com pets nas festas de final de ano!

Por fim, ao seguir esses 10 cuidados que apontamos ao longo do texto, você estará garantindo que seu pet desfrute das festas de final de ano de maneira segura e saudável. 

Lembre-se de que, com um pouco de planejamento e atenção, é possível conciliar as celebrações com o cuidado necessário para manter o bem-estar do seu amigo de estimação.

Na Best Friend Pet contamos com uma série de soluções e dicas exclusivas para atender às suas necessidades e do seu animal de estimação, a fim de que ele tenha uma vida mais saudável, equilibrada e feliz. 

 

Compartilhe essas dicas com outros amantes de animais para garantir que todos mantenham os cuidados com pets nas festas de final de ano! 

Posted by
adminbf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *