10 sinais que seu pet está com problemas de saúde

Saiba como identificar problemas de saúde em pets!

Saiba como identificar doenças no seu pet e forneça os cuidados adequados para manter sua saúde!

Embora os tutores de primeira viagem tenham dúvidas, existem alguns sinais comuns de problemas de saúde em pets. Como verdadeiros membros da família, é natural que queiramos garantir que nossos animais de estimação estejam sempre saudáveis ​​e felizes. 

Por isso, se você está se perguntando como saber se está tudo bem com seu companheiro peludo, é preciso estar atento aos indícios que revelam se há necessidade de cuidados veterinários. Mas, atenção! Eles vão muito além da diarreia, vômito ou de outros sintomas mais perceptíveis.

Para ajudá-lo nessa descoberta, a equipe Best Friend Pet preparou um artigo com 10 sinais para identificar problemas de saúde em pets. Confira até o final e saiba mais!

1. Mudanças na alimentação

Em primeiro lugar, uma das maneiras mais comuns de identificar problemas de saúde em pets é observar seu comportamento alimentar. Se, por exemplo, ele perder o apetite ou começar a comer muito mais ou muito menos do que o habitual e de forma repentina, isso pode ser um sinal de alerta. 

Essa perda de apetite pode indicar a existência de problemas gastrointestinais. Além disso, o aumento excessivo da ingestão de alimentos pode estar relacionado a distúrbios no metabolismo. 

2. Alterações no peso corporal

Outro possível sinal de problemas de saúde com pets são as variações no peso sem uma explicação clara. Sendo assim, se você identificar a perda e/ou ganho de peso de forma repentina, fique atento! Esses podem ser indícios de problemas subjacentes. 

A obesidade, por exemplo, pode levar a uma série de problemas de saúde. Em contrapartida, a perda de peso inexplicada pode ser um sintoma de doenças, incluindo os problemas digestivos.

3. Mudanças no comportamento

Os animais de estimação costumam ter personalidades únicas. Desse modo, é preciso investigar qualquer novo hábito e/ou mudança no comportamento que seu pet tiver. 

Se ele estiver mais retraído, agressivo, ansioso ou deprimido, isso pode indicar desconforto ou dor. É importante prestar atenção a essas mudanças sutis, tendo em vista que muitas vezes, esses desconfortos passam despercebidos. 

4. Vômitos e diarréia persistente

Ocasionalmente, vômitos e diarreia podem ocorrer devido a uma indisposição passageira. No entanto, se esses sintomas persistirem por mais de 24 horas, é hora de consultar um veterinário. 

Eles podem ser sinais de problemas de saúde em pets. Exemplo disso é a intoxicação, infecção, alergia alimentar ou problemas mais graves, como insuficiências renais.

5. Respiração anormal

A respiração irregular ou ofegante pode ser um sinal de problemas respiratórios, cardiovasculares ou até mesmo de calor excessivo. Seu animal de estimação deve respirar sem esforço, e qualquer dificuldade respiratória deve ser investigada imediatamente.

6. Mudanças nos hábitos de urina

Também é possível que as alterações nos hábitos urinários indiquem problemas de saúde em pets. Exemplo disso é o aumento na frequência, dificuldade para urinar, sangue na urina ou presença de odor forte. Esses podem ser indicativos de problemas no sistema urinário, como infecções, pedras nos rins ou diabetes.

7. Coceira e lambedura em excesso

Se seu animal de estimação estiver constantemente coçando, lambendo ou mordendo áreas específicas do corpo, investigue. Isso pode ser, por exemplo, um sinal de alergias, infecções ou parasitas, como pulgas ou carrapatos. 

Outros sintomas, como pele vermelha, escamosa ou com feridas, também podem indicar que existem problemas de saúde em pets.

8. Odor desagradável

Se você notar um odor incomum vindo do seu animal de estimação, especialmente se estiver associado às orelhas, boca ou região anal, isso pode ser um sinal de infecção ou problema prematuro. 

Além disso, procure não ignorar o mau hálito persistente, pois essa condição também pode indicar doenças graves.

9. Mudanças nos movimentos intestinais

As alterações nos movimentos intestinais do seu pet podem revelar problemas de saúde em pets, principalmente no caso de doenças digestivas. 

Alguns sintomas, como por exemplo diarreia crônica, constipação persistente ou fezes com sangue são sinais que devem ser tratados com urgência. Isso porque, podem indicar desde problemas alimentares até doenças intestinais graves.

10. Fraqueza

Deve ser comum que seu animal de estimação seja ativo e enérgico. Por isso, se ele estiver com fraqueza, incluindo lentidão para se levantar ou andar, isso pode ser um indicativo de dor, e até mesmo da presença de doenças crônicas.

É importante ressaltar que esses sinais não são diagnósticos por si só, mas indicativos de que algo está errado. 

Sendo assim, se você observar algum desses sintomas em seu animal de estimação, não hesite em consultar um veterinário. O uso de plano de saúde pode ser uma excelente opção para emergências e para a detecção precoce de problemas de saúde em pets.

 

Identificou algum dos problemas de saúde em pets? Nós da equipe Best Friend Pet podemos te ajudar! 

Por fim, é preciso levar em consideração que cuidar da saúde do seu animal de estimação é um dever para todos os tutores. Estar atento a esses sinais, portanto, é fundamental para garantir que seu companheiro peludo esteja saudável. O plano de saúde pet pode ser uma excelente alternativa para facilitar os exames e o diagnóstico de doenças. 

Lembre-se de que, mesmo que esses sinais possam ser preocupantes, muitos problemas de saúde em animais de estimação podem ser tratados. Portanto, não hesite em consultar seu veterinário sempre que notar qualquer alteração no comportamento ou na saúde do seu animal de estimação. Afinal, seu veterinário é seu melhor aliado na busca por um cuidado adequado e na manutenção da qualidade de vida de seu companheiro peludo.

Quer saber mais sobre o mundo dos pets? Consulte nosso site e blog!

Posted by
adminbf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *