24 ago | Posted by Cortez | no comments |
A maioria dos donos de animais já lidou com um pet destruidor, mas muitas vezes, não foi da forma como necessário. Muitas pessoas colocam os pets para adoção e acabam por se livrar do problema, ao invés de resolvê-lo.
Por essa razão, nesse artigo, você irá encontrar todas as informações necessárias para identificar as causas do comportamento destrutivo em seu pet, entender o que pode fazer para que ele seja reabilitado, e conseguir viver em harmonia com o seu melhor amigo.
A partir de agora, preste bastante atenção e esteja ciente de que o apoio de um profissional veterinário será absolutamente necessário para todo o procedimento de identificação, diagnóstico e tratamento.
Entenda como lidar com o pet destruidor
A partir de agora você irá aprender a conhecer diversas causas do comportamento destrutivo em pets, bem como poderá também analisar quais são os sintomas de cada uma das causas para futuro diagnóstico.
O que é comportamento destrutivo? Mastigar é um comportamento natural e normal do cão e muitas vezes pode ser confinado a lugares apropriados, como brinquedos e ossos.
No entanto, mastigar e arranhar que é destrutivo para a sua casa e propriedade é um comportamento insalubre e inseguro para o seu cão.
Dessa forma, o comportamento destrutivo pode ser causado por falta de exercício ou treinamento, ou pode ser um sinal de um problema psicológico maior: por isso o apoio de seu veterinário será importante.
O comportamento destrutivo em pets é bastante comum e pode ser um comportamento normal de brincadeira ou exploração, bem como também pode ser associado com ansiedade devido ao tédio por falta de exercício, além do fato de que muitos pets lidam com confinamento.
Além disso, a causa do comportamento destrutivo em pets tem a ver também com aqueles que tiverem que lidar com serem separados de um membro da família, ruídos altos (trovão, fogos de artifício) um até mesmo por razão de um transtorno obsessivo-compulsivo.
Como comportamento implícito, o comportamento destrutivo em pets inclui qualquer ação que seja prejudicial ao cão ou à família da casa do dono.
Isso pode incluir a auto mastigação compulsiva, se lamber, mastigar ou cavar utensílios domésticos ou estruturas (portas, móveis, cortinas, roupas etc.) e sujar a casa.
Sintomas de comportamento destrutivo em cães
Mastigar móveis
Mastigar carpetes, tapetes, pisos e / ou rodapés
Mastigar itens deixados pela casa
Cavar buracos no quintal
Latir e uivar persistentemente quando deixado sozinho
Urinar e fazer cocô inadequadamente ou na área errada
Despedaça ou comer objetos que não são comidas, como sujeira ou pedras
Excessivamente lamber a si mesmo ou a objetos
Destruição de móveis e comportamento compulsivo de lamber e morder a si mesmo, acompanhado de sintomas de medo, como caminhar para longe, se esconder e tremer
Fugir de uma área onde está confinado ou mastigar portas ou janelas compulsivamente
Andar de forma circular ou andar de um lado para o outro em linha reta por várias vezes ao longo do dia
Destruir estruturas de portas ou peitoris de janelas
Arranhar portas, janelas, a estrutura de móveis e o chão
Seu cão também pode apresentar o que é chamado de Coprofagia, que é o ato de fazer cocô e depois consumir todo ou parte do excremento
Conheça agora as causas do Comportamento Destrutivo em Pets
Falta de exercício ou até mesmo falta de adestramento adequado pode resultar em um cão com excesso de energia, que também pode apresentar a incapacidade de resistir à destruição de propriedades.
O transtorno obsessivo-compulsivo se manifesta em comportamentos excessivamente repetitivos que não funcionam de forma saudável para o cão e podem ser destrutivos também para a família com a qual ele convive.
Alguns exemplos de comportamentos do transtorno obsessivo-compulsivo podem incluir o ato de lamber-se excessivamente, ficar encarando excessivamente, a automutilação, bem como ficar perseguindo a cauda o tempo todo e ficar destruindo objetos.
O TOC em cães pode ser causado por desconforto devido a uma doença, períodos excessivos de canil e confinamento, estresse ambiental ou desequilíbrio neuroquímico.
O transtorno referente à ansiedade de separação é um resultado de uma conexão excessiva e não saudável do cão com seu dono, onde muitas vezes é visto em pets adotados vindos de grupos de resgate
O que esses pets tem em comum e que podem vir à resultar no transtorno de ansiedade de separação é o fato de que eles já experimentaram trauma, ou são cães adultos que estão acostumados a gastar todo o seu tempo com seu dono.
Quando esse dono começa a passar por um processo de ajuste a uma nova rotina ou horário, isso pode resultar no comportamento de ansiedade do pet.
A ansiedade de ser deixado sozinho se manifesta na destruição da propriedade dos donos (roupas, sapatos), nos latidos incessantes ou uivantes, ao fazer xixi e cocô em casa e causar danos a portas ou caixotes na tentativa de escapar.
Fobias como medo de tempestades ou medo de ruídos altos podem levar a um comportamento destrutivo na tentativa do cão de lidar com essa ansiedade e temor.
Quando o medo é desencadeado, o cão pode andar, tremer, esconder ou arfar e subsequentemente destruir a propriedade na tentativa de se acalmar ou chegar a um local que o pareça ser seguro (derrubar um abajour para chegar a um determinado canto da sala, etc.).
Diagnóstico de Comportamento Destrutivo em Cães
Como com qualquer problema comportamental, você precisará fornecer ao veterinário o histórico de saúde do seu cão, bem como descrições abrangentes do nível de atividade, ambiente, histórico de treinamento e questões comportamentais do seu cão.
É importante informar o veterinário quanto tempo o comportamento tem sido um problema, se ele está ficando melhor ou pior, e se acontece quando você está presente, quando você não está, ou sempre.
Muitas vezes um Veterinário Comportamental (um especialista certificado em comportamento animal) acabará por ser necessário para diagnosticar e recomendar tratamentos, dado que os comportamentos de pets são muito específicos.
O veterinário irá realizar uma rodada abrangente de testes, a fim de identificar possíveis causas subjacentes para diagnosticar o comportamento do seu cão.
Estes testes incluem uma amostra de sangue a ser analisada para um hemograma completo, que verifica anormalidades na:
Contagem de glóbulos vermelhos e brancos,
Na contagem de plaquetas e hemoglobina;
Faz um perfil químico de sangue, que mede o açúcar no sangue, as proteínas do sangue, os eletrólitos e o nível dos hormônios tireoidianos;
É realizado também um exame de urina.
Testes adicionais dependerão dos resultados dos testes iniciais e da situação do seu cão.
Se o seu cão é mais velho e os problemas de comportamento começaram recentemente, uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM) será realizada.
A função desses exames é diagnosticar no funcionamento do cérebro do seu cão. Ele será analisado quanto à presença de um tumor ou doença cerebral que possa estar causando esse comportamento.
Se seu pet destruidor está exibindo sintomas de destruir objetos, como comer itens não-comestíveis, uma amostra fecal será coletada e analisada para determinar se o comportamento é causado por uma deficiência nutricional.
Tratamento do Comportamento Destrutivo em Cães
Se seu cão for analisado e tiver a presença de um tumor ou doença cerebral, esses problemas serão tratados ao invés de tratar os sintomas, que são, no caso, o comportamento destrutivo nos pets
Por outro lado, se nenhuma causa subjacente for encontrada, o comportamento será tratado de acordo com os sintomas: por meio de métodos e formas de adestrar e de lidar com o seu pet da forma mais saudável possível.
O tratamento do comportamento destrutivo em cães incluirá técnicas específicas de treinamento ou modificação comportamental e poderá também incluir terapia medicamentosa para determinados casos.
Todo treinamento para comportamento destrutivo é baseado em reforço positivo, e não negativo – lembre-se sempre disso!
Se o comportamento destrutivo nos pets for estritamente comportamental
Se não houver causas médicas subjacentes e o veterinário determinar que o comportamento é resultado de falta de treinamento ou exercício, um novo treinamento e uma rotina de exercícios serão aconselhados.
Isso incluirá a substituição do comportamento destrutivo negativo por um comportamento destrutivo adequado, como fornecer brinquedos ao seu cão e incentivá-lo a se concentrar nos mesmos ao invés de em móveis e outros objetos.
Como em qualquer treinamento, é importante seguir as diretrizes e permanecer consistente.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Com um diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo, o veterinário irá prescrever medicação e um regime de modificação de comportamento projetado para ajudar seu cão a relaxar.
Antidepressivos tricíclicos ou inibidores seletivos da recaptação da serotonina são os medicamentos mais comumente prescritos.
Estes podem relaxar o cão o suficiente para permitir que você se concentre no treinamento apropriado; no entanto, eles não podem fazer o trabalho de treinamento comportamental.
Você aprenderá a encorajar seu cão a substituir comportamentos compulsivos por comportamentos saudáveis e relaxados, como mastigar, em vez de se lamber, deitar em vez de andar de um lado para o outro, ou brincar de buscar, em vez de perseguir sua cauda.
Siga todas as orientações do veterinário, o que pode incluir evitar grades ou outras possíveis fontes de estresse.
Transtorno de ansiedade de separação
Se o veterinário determinar que o comportamento é resultado de um transtorno de ansiedade de separação, seu cão receberá um esquema de tratamento comportamental e, possivelmente, medicamentos, como antidepressivos tricíclicos ou benzodiazepínicos.
O manejo comportamental inclui interromper o comportamento ansioso, bem como evitar exacerbá-lo, ou seja,
Comportar-se com calma ao sair e voltar para casa;
Fornecer ao cão uma distração, como um osso ou brinquedo, quando você sair;
Praticar isolar o cão por períodos curtos em outro quarto com uma cama confortável enquanto você ainda está em casa;
Fornecer estímulos reconfortantes quando o cão está sozinho, como deixar a tv ligada, por exemplo.
Este regime dependerá da ansiedade específica do seu cão; Por exemplo, em alguns casos, o veterinário irá encorajá-lo a usar uma caixa ou canil para que ele possa sentir que tem um lugar seguro e protegido longe de você.
Fobia
Se o comportamento destrutivo for causado por uma fobia, o veterinário prescreverá uma combinação de treinamento, modificação comportamental, alterações ambientais e, possivelmente, benzodiazepínicos, antidepressivos tricíclicos ou tranquilizantes.
Os antidepressivos serão usados consistentemente, enquanto benzodiazepínicos ou tranquilizantes serão administrados antes de um evento estressante para direcionar o comportamento do cão somente quando necessário.
Estes são mais úteis para uma fobia de tempestades ou outros eventos previsíveis. Você aprenderá a recompensar seu cão por não agir com medo e recompensá-lo por ouvir comandos calmantes em uma situação estressante.
Cães com medo moderado podem ser encorajados a associar ruídos que provocam medo com brincadeiras, enquanto cães com um medo severo podem ser confortados ao serem colocados em uma caixa coberta e ouvir sons altos e suaves.
Recuperação do Comportamento Destrutivo em Cães
Monitoramento comportamental e consultas de acompanhamento são necessários para o tratamento de comportamento destrutivo em pets.
Monitore qualquer progresso ou regressão no comportamento do seu cão; se possível, grave um vídeo com o comportamento destrutivo de seu pet e mostre ao seu veterinário.
Não importa a causa do comportamento, a recuperação do seu cão depende de trabalho consistente e dedicação às instruções de treinamento e gerenciamento comportamental do veterinário.
Você pode ser encaminhado a um especialista comportamental ou a um programa de treinamento profissional.
Além de se concentrar no treinamento de reforço positivo, siga as instruções do veterinário sobre as mudanças no espaço do seu cão que podem melhorar o comportamento, bem como recomendações de exercícios.
Acima de tudo, seja paciente com seu cão, pois a frustração será perturbadora e a recuperação será um processo gradual.
Nós tentamos domesticar nossos animais de estimação, mas eles são criaturas selvagens no coração. Por causa disso, muitos de seus hábitos instintivos podem arruinar nosso espaço e nos enlouquecer.
Com algum esforço e compreensão, podemos lidar com um pet com comportamento destrutivo e acomodar suas necessidades naturais, bem como conseguir manter uma casa confortável e limpa para todos, inclusive o seu pet!
Posted by
adminmarcelo
© Best Friend Pet 2018. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Prana Digital.