12 alimentos tóxicos que devem ser evitados na alimentação do seu pet

Abaixo você terá uma lista dos principais alimentos tóxicos que devem ser evitados na alimentação do seu pet.

Caso você suspeite que seu pet tenha comido qualquer um dos alimentos listados, procure um veterinário ou entre em contato imediatamente com um centro toxicológico.

  1. Nozes e amêndoas

Esses alimentos contêm grandes quantidades de óleos e gorduras, que por sua vez podem causar vômitos e diarreia, e dependendo do seu acúmulo pode causar pancreatite no seu pet.

  1. Massas (fermento)

A massa crua pode fermentar e provocar acúmulo de gases no sistema digestivo do seu pet, o que pode provocar inúmeras dores e rupturas no estômago e intestinos.

  1. Carne mal cozida, ovos e ossos

Carne e ovos crus podem conter bactérias como a Salmonella e E. Coli que podem ser prejudiciais ao seu pet. Ovos crus diminuem a absorção de biotina (uma vitamina B), o que pode levar a problemas na pele e nos pelos. No caso dos ossos, seu pet pode engasgar ou ter uma grave lesão caso um pedaço de osso se aloje e perfure seu tubo digestivo.

  1. Sal e salgadinhos

Grandes quantidades de sal podem produzir sede excessiva e fazer com que seu pet urine acima do normal. Sinais como vômitos, diarreia, depressão, tremores, temperatura corporal elevada e convulsões podem indicar que o seu pet consumiu sal demais.

  1. Cebola, alho e cebolinha

Estes legumes e ervas podem causar irritação gástrica, além de conter uma substância chamada tiossulfato, que pode causar anemia hemolítica quando consumida em excesso e regularmente. Embora os gatos sejam mais suscetíveis, os cães também correm risco se consumirem em grande quantidade.

  1. Coco e óleo de coco

Se for ingerido em pequenas quantidades, o coco e produtos feitos à base de coco não causam danos graves ao seu pet. Entretanto a carne e o leite de coco fresco contêm óleos que podem causar dor de estômago, fezes moles ou diarreia. Sendo assim, é melhor não dar esses alimentos para o seu pet. Já a água de coco, por ser rica em potássio, pode ser dada ao seu Pet.

  1. Leite e laticínios

Uma vez que os animais não possuem quantidades significativas de lactase (enzima que quebra a lactose do leite), tanto o leite, quanto outros produtos à base de leite podem causar diarreia ou outro distúrbio digestivo.

  1. Cítricos

Os frutos e sementes de plantas cítricas contêm quantidades variáveis de ácido cítrico, que podem causar irritação e problemas no sistema nervoso central do seu pet, se consumidas em grandes quantidades.

  1. Uvas e passas

Essas frutas são tóxicas e também podem causar insuficiência renal.

  1. Abacate

O abacate é um problema principalmente para as aves e coelhos. A maior preocupação é para danos cardiovasculares e morte em aves.

  1. Chocolate, café e cafeína

Estes produtos contêm substâncias denominadas metilxantinas, que se ingeridas pelo pet, podem causar vômitos e diarreia, deixá-lo ofegante, com sede excessiva, fazer com que urine acima do normal, deixá-lo hiperativo e com o ritmo cardíaco anormal, causar tremores, convulsões e até a morte.

  1. Álcool

Tanto bebidas alcoólicas quanto os produtos alimentares que contenham álcool podem causar vômitos, diarreia, diminuição da coordenação, depressão do sistema nervoso central, dificuldade respiratória, tremores, acidez anormal do sangue, coma e até a morte.

 

Posted by
adminmarcelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *