Como viajar de avião com o seu Pet

O que queremos falar é sobre como podemos viajar e não ficar longe dos nossos amigos.

Mas você pode estar pensando, o que tem de novidade ?

Na verdade muita gente ainda deve acreditar que nossos amigos só podem viajar num compartimento específico do avião*. Bem, não é mais assim ! Pelo menos para alguns animais de estimação, que podem viajar na cabine dos aviões junto com os seus tutores.

Porque só para alguns ?

Acontece que as companhias áreas devem seguir as regras da ANAC e também têm as suas próprias regras, e nossos amigos precisam estar adequados a elas. Essas regras tem em comum a limitação de pets na cabine, o peso e o tamanho. Algumas empresas aéreas oferecem esse serviço tanto nos voos domésticos, quanto nos voos internacionais.

Para viajar na cabine o animal de estimação deve ser transportado em uma caixa ou bolsa apropriada ( kennel) com tamanho indicado pela companhia aérea e adequado ao porte do animal. Não deve ser esquecida uma identificação com nome, telefone e e-mail do tutor, tanto no pet como no kennel.

Para deixar seu pet mais tranquilo e aconchegado, não deixe de colocar no kennel um brinquedo, uma peça sua e um cobertor.

É importante que seu pet já esteja acostumado a usar o kennel.

Para quem quiser um documento para o seu pet, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) emite gratuitamente passaporte para trânsito de cães e gatos e para tirar o mesmo o tutor primeiro deve procurar um veterinário em estabelecimento especializado para implantar um microchip no pet, com a finalidade de facilitar sua identificação em qualquer país.

Atualmente os países que aceitam o passaporte para trânsito de cães e gatos emitido pelo Brasil são os países membros (Estados Parte) do MERCOSUL: Argentina, Paraguai, Uruguai e  Venezuela, Brunei, Colômbia, Gâmbia e Taiwan.

O passaporte pode ser obtido nas Unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), situadas em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais ou nas Superintendências Federais de Agricultura nos Estados.

Passaporte para trânsito de cães e gatos

A ANAC define que: “O transporte de animais tem regras que variam de acordo com as companhias  aéreas e pode ser feito em aeronave de transporte de passageiros, nos compartimentos destinados a carga e bagagem ou no interior da aeronave. O serviço não está incluído no preço da passagem. A solicitação e a consulta de preços devem ser feitas

à companhia aérea. A depender do porte ou da raça, o animal terá que usar focinheira para ter acesso ao terminal do aeroporto. Além das regras da companhia aérea, existem exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para o transporte de animais domésticos que variam de acordo com o tipo de viagem, seja doméstica ou internacional. Consulte a empresa aérea com antecedência.”

Dicas ANAC

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina que: “O trânsito de cães e gatos entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino que ateste as condições e o histórico de saúde do animal de estimação bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Cada país tem requisitos específicos para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. Portanto, é importante planejar a viagem do animal com bastante antecedência para dispor de tempo suficiente para cumprir as exigências do país de destino, o que às vezes pode requerer alguns meses.

É responsabilidade do proprietário do animal procurar se informar sobre as exigências junto à Embaixada/Consulado do país de destino.”

Abaixo você pode encontrar as principais informações sobre o trânsito internacional de cães e gatos.

Entrada no Brasil

Saída do Brasil

* Este compartimento do avião é climatizado e pressurizado da mesma forma que a cabine do avião, normalmente como menos luz.

 

Passaporte para trânsito: https://haustierpet.wordpress.com/2017/06/05/15-dicas-para-emitir-o-passaporte-para-transito-de-caes-e-gatos/

Dicas ANAC: http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_panfleto_bagagem.pdf

Entrada no Brasil: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/entrar-no-brasil

Saída do Brasil: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/vigilancia-agropecuaria/animais-estimacao/sair-do-brasil/sair-do-brasil

Posted by
adminmarcelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *