Como reduzir o calor dos pets no verão?

como reduzir o calor dos pets no verão

Saiba como manter seu pet seguro e confortável nos dias quentes!

O verão está chegando e embora seja uma estação adorada por muitos, o calor dos pets pode ser um grande desafio. Nossos companheiros peludos, sobretudo aqueles que possuem pelagem espessa, podem enfrentar desconforto durante os meses mais quentes do ano.

 

Isso porque, os animais de estimação são mais suscetíveis ao calor do que os humanos, e podem até mesmo sofrer de hipertermia, uma condição que pode ser fatal para a saúde dos nossos “aumigos”. 

 

Pensando nisso, nós da Best Friend Pet preparamos um artigo com tudo que você precisa saber para reduzir o calor dos pets no verão e garantir que eles aproveitem o verão tanto quanto você. Acompanhe a seguir e saiba mais: 

Como identificar que seu pet está com calor excessivo?

É muito importante que tutores saibam como identificar os sinais de que seu pet está com calor, pois dessa forma, será possível tomar medidas para ajudá-lo. Veja a seguir alguns dos indícios: 

    • Respiração ofegante: se o seu pet estiver ofegante de forma persistente, mesmo sem ter praticado exercícios intensos, é um sinal de que pode estar sofrendo com o calor. Lembre-se de que algumas raças são mais sensíveis a temperaturas elevadas do que outras.
    • Língua e gengivas vermelhas: as mucosas de um pet com calor ficam avermelhadas. Isso ocorre porque o fluxo sanguíneo para a pele aumenta, na tentativa de resfriar o corpo. As gengivas são um bom indicador da temperatura corporal do pet. Em um pet saudável, as gengivas são rosadas. Em um pet com calor, as gengivas podem ficar vermelhas, avermelhadas ou até mesmo arroxeadas.
    • Produção excessiva de saliva: os pets com calor podem babar mais do que o normal.
    • Fraqueza ou energia baixa: o calor excessivo pode deixá-los mais fracos, causando dificuldade para se mover. Isso ocorre porque o corpo está tentando conservar energia para se resfriar.
    • Inquietação: alguns pets com calor podem ficar agitados ou ansiosos.
    • Vômito ou diarreia: em casos mais graves, o pet pode chegar a ter diarreia ou vômito, tendo em vista que o corpo pode tentar se livrar das toxinas produzidas pelo calor; 
    • Convulsões (casos mais graves);
  • Entre outros.

Ao identificar esses sinais de que seu pet está sentindo calor, tome medidas imediatas para garantir seu bem-estar. Lembre-se de que a prevenção é fundamental e é a melhor forma de evitar hipertermia e outros problemas graves de saúde pelo calor dos pets no verão. 

 

Como reduzir o calor dos pets no verão?

Existem algumas estratégias essenciais para reduzir o calor dos pets no verão, entre as quais estão: 

1) Mantenha a hidratação para reduzir o calor dos pets no verão

Em primeiro lugar, a água é essencial para a saúde de todos os animais, mas é ainda mais importante para reduzir o calor dos pets do verão. Por isso, o ideal é que você providencie água limpa e fresca para deixar à disposição dos seus pets. Você pode colocar tigelas de água em vários locais da casa ou apartamento, para que ele sempre mantenha a hidratação. 

2) Marque horários estratégicos para passeios e exercícios físicos

Outra dica para reduzir o calor dos pets no verão é evitar passear ou brincar ao ar livre nos horários de pico (por volta das 10h às 14h). 

O ideal é que você dê preferência a passeios no início da manhã ou final da tarde, para garantir que os pets não sintam muito calor. O asfalto quente pode queimar as patas sensíveis dos animais, por isso, procure testar a temperatura da superfície antes de sair.

Além disso, quando o dia estiver muito quente, evite exercícios físicos intensos com seu pet. 

3) Dê banhos regulares

Assim como um banho frio pode ser um grande alívio para nós, humanos, eles também podem ajudar a refrescar seu pet. Lembre-se, porém, de evitar dar banhos em excesso, pois isso pode ressecar a pele do animal. O ideal é dar banhos a cada 15 dias, ou a cada 10 dias se o seu pet for muito ativo.

4) Lembre-se da tosa

Para pets com pelagem longa, a tosa adequada é essencial durante os meses mais quentes. Isso não apenas ajuda a reduzir o calor dos pets no verão, mas também evita o acúmulo de pelos, prevenindo problemas de pele. 

Consulte um profissional de cuidados com animais para determinar o comprimento ideal para a tosa, levando em consideração o tipo de pelagem do seu pet.

 

5) Forneça sombra e ventilação para reduzir o calor dos pets no verão

Os pets precisam de sombra e ventilação para se refrescar. Se o seu pet gosta de passar tempo ao ar livre, forneça uma sombra adequada. O ideal é que você reserve áreas sombreadas no seu quintal. Isso ajudará a protegê-los dos raios solares diretos – o que é ainda mais importante para raças de pelagem mais escura, que absorvem mais calor.

6) Ofereça petiscos geladinhos

Uma maneira divertida de reduzir o calor dos pets no verão é oferecer petiscos gelados ou brinquedos refrescantes. Você pode, por exemplo, congelar pedaços de frutas ou vegetais e oferecê-los nos dias de altas temperaturas. 

Existem também brinquedos projetados para serem congelados, proporcionando ao seu pet algo geladinho para mastigar enquanto está brincando. 

Quer receber outras dicas exclusivas para seu pet? Conte com a Best Friend Pet!

Por fim, a ideia deste artigo é trazer algumas dicas exclusivas de como reduzir o calor dos pets no verão. Ao segui-las, você estará no caminho certo para garantir que seu pet desfrute de um verão mais fresco e agradável. Lembre-se de estar atento aos sinais de calor, como respiração ofegante, fraqueza, entre outros.

 

Proteger seu animal de estimação do calor não apenas aumenta seu conforto, mas também contribui para a saúde e bem-estar a longo prazo. Com essas estratégias, você e seu pet podem aproveitar ao máximo os dias ensolarados da estação mais quente do ano.

Na Best Friend Pet contamos com uma série de soluções e dicas exclusivas para atender às suas necessidades e do seu animal de estimação, a fim de que ele tenha uma vida mais saudável, equilibrada e feliz. 

Visite nossa plataforma e saiba mais! 

 

Posted by
adminbf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *