Vacinas que seu Pet precisa tomar

Embora por lei, somente a vacina antirrábica seja obrigatória, pelo fato de poder ser transmitida aos seres humanos (zoonose), outras vacinas também são importantes. Entre elas temos as doses de V3, V4, V5, V8 e V10.

Veja abaixo o que elas previnem e quando devem ser aplicadas.

Vacinas necessárias para cães

  • Vacina antirrábica – A vacina antirrábica protege contra a raiva e deve ser aplicada em uma única dose após os três primeiros meses de vida dos cães. Essa vacina é aplicada gratuitamente por órgãos ligados ao setor de zoonoses das cidades.
  • Vacina V8 –Essa vacina protege o cão contra cinomose, parvovírus, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus, leptospirose causada pelas cepas icterohaemorrhagiae e canicola. A aplicação é dividida em três seções, com intervalos de 21 a 30 dias entre cada uma.
  • Vacina V10 –Além de proteger contra as mesmas doenças que a V8, a vacina V10 também protege o cachorro de outras duas cepas causadoras da leptospirose, a grippotyphosa e a Pomona. As aplicações seguem a mesma indicação da V8.
  • Outras vacinas indicadas para os cães são contra a gripe canina, giárdia e leishmaniose.

Vacinas necessárias para gatos

  • Vacina Antirrábica –No caso dos gatos, a vacina antirrábica segue as mesmas especificações para os cães.
  • Vacina V3 – A tríplice felina protege os animais contra o calicivírus, inotraqueite e panleucopenia. A primeira dose deve ser aplicada depois dos primeiros 60 dias do animal, a segunda após o intervalo de 21 dias.
  • Vacina V4 – Além de proteger os bichanos das mesmas doenças que a tríplice, a quádrupla felina protege também contra a clamidiose.
  • Vacina V5 –Essa vacina protege das mesmas doenças que a V4 e contra a leucemia felina. As doses devem ser aplicadas a partir dos nove meses do animal e com intervalo de 21 a 30 dias.

Vale ressaltar que as vacinas devem ser aplicadas anualmente e apenas por médicos veterinários.  O pet só estará imune após a aplicação da última dose das vacinas, por isso, enquanto  estiver no quadro vacinal, não deve ter contato com outros animais.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/

Leia mais:

Prefeitura do Rio de Janeiro faz agendamento de castração de cães e gatos de forma online

10 dicas e cuidados com os gatos no inverno

12 alimentos tóxicos que devem ser evitados na alimentação do seu pet

8 frutas que seu cão vai adorar

 

 

Link da Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/

 

Posted by
adminmarcelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *